Levantamento topográfico

Levantamento topográfico e mapeamento com drones

O avanço da tecnologia fomenta um intenso e crescente uso de recursos tecnológicos em diversas áreas nos dias atuais. O surgimento dos drones foi um dos avanços que este progresso trouxe ao mercado. TAG: Levantamento topográfico, drone topografia, fotogrametria, ortofoto, mapeamento com drone

No Brasil, assim como em demais países, eles estão sendo largamente aplicados na engenharia. Este mecanismo auxilia, por exemplo, na orientação dos sistemas de comunicação, informação, planejamento e infraestrutura das cidades. Os veículos aéreos não tripulados, ou VANT ‘s, são ferramentas que revolucionaram a forma de gerir vários processos em múltiplas áreas.

As soluções obtidas através do uso de drones para levantamento topográfico, destinados a projetos de Engenharia e Infraestrutura, vão de encontro às necessidades deste setor de obter respostas mais ágeis, com menores riscos de exposição humana e custos que estejam mais alinhados com o cenário atual.

O mapeamento com drones possui produção diária excepcional, dinamizando atividades e possibilitando mapeamentos regulares e constantes.

Além da possibilidade de mapeamento de grandes áreas em um curto espaço de tempo, o processo de levantamento topográfico realizado com VANT’s, ou aerolevantamento, quando comparado à topografia tradicional, possui alto nível de confiabilidade técnica, pois são utilizados softwares desenvolvidos para processarem este tipo específico de dados. Contudo, o embasamento pelo imageamento da área de estudo, proporciona melhor capacidade analítica para a tomada de decisão.
Uma vez que, através do uso das bases cartográficas, se faz possível a análise da área de estudo real em ambiente computacional, facilitando assim o gerenciamento de cada projeto.

CONTE COM NOSSA EXPERIÊNCIA E CAPACITAÇÃO TÉCNICA

A Aero possui ampla experiência na geração de modelos digitais de terreno e bases cartográficas georreferenciadas, proporcionando aos seus clientes diversas possibilidades, seja através da geração de ORTOFOTO, MDS (Modelo Digital de Superfície) ou MDT (Modelo Digital de Terreno), que por si só, são ferramentas singulares para qualquer atividade que envolva mensuração e análise. O mapeamento com drones possui produção diária excepcional, dinamizando atividades e possibilitando mapeamentos regulares e constantes.

Agregar facilitadores impactantes a cada projeto, é um dos objetivos da Aero Drone Brasil. O uso do vant é capaz de dar suporte em todos os processos da engenharia, desde o mapeamento da área onde será realizada a execução da obra; passando pelo acompanhamento temporal de rotina, onde se tem a possibilidade de avaliação e gerenciamento de cada etapa do projeto; até sua conclusão, com a emissão de relatórios detalhados e visualização do projeto de forma global. TAG: Levantamento topográfico, drone topografia, fotogrametria, ortofoto, mapeamento com drone

Com a utilização das informações geradas por este novo facilitador tecnológico (os drones), os gestores passam a ter a possibilidade de trazer o canteiro de obras para o ambiente computacional. Aumentando assim a agilidade e eficiência para as tomadas de decisões, seja ela no processo inicial do projeto ou durante a execução do mesmo, após a identificação de possíveis necessidades de correções pontuais.

Além disso, um ponto extremamente importante é a sensível redução de custos nos processos de mapeamento aerofotogramétrico, que até a inserção dos drones no mercado se faziam por meios extremamente complexos e caros, como os tradicionais voos tripulados em aviões de uso exclusivo para fotogrametria. TAG: Levantamento topográfico, drone topografia, fotogrametria, ortofoto, mapeamento com drone

LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO E MAPEAMENTO, NOSSAS SOLUÇÕES:

Levantamento topográfico

Topografia convencional com bases cartográficas

A Aero Drone Brasil é uma das empresas pioneiras a associar o uso de bases cartográficas em levantamentos topográficos de campo, os ganhos de se trabalhar com a visualização em alta resolução do terreno real como base de dados vetoriais, permite a nossos clientes uma maior facilidade no processo de tomada de decisão ou de identificação de oportunidades.

Outro fator de grande relevância é a capacidade de mapeamento de grandes áreas em um curto espaço de tempo. Com equipamentos que possibilitam o levantamento de ate 2.000ha dia.

As soluções inovadoras que implantamos junto aos nossos clientes, reduzem em até 60% o custo dos projetos comparados com os modelos de levantamento tradicionais.

MAPEAMENTO DE RODOVIA

Mapeamento longitudinal

Mapeamento de corredores de grande extensão e análises de interferências em faixas de domínio sejam elas de rodovias, ferrovias ou de linhas de transmissão são um dos grandes desafios dos gestores destes tipos de projetos.

O mapeamento aéreo com VANT’s traz um nível totalmente novo para o processo de captação de dados técnicos e imagens, abrindo assim, uma gama diversificada de possibilidades.

A grande capacidade de produtividade diária, o alto nível de acurácia técnica e baixa complexidade de operação, sem necessidade de intervenção de vias e acesso a áreas complexas, torna o processo mais simplificado e qualitativo. Com grande capacitação técnica, a Aero Drone Brasil, possui mais de 250 km de mapeamento longitudinal em seu portfólio.

TAG: Levantamento topográfico, drone topografia, fotogrametria, ortofoto, mapeamento com drone

CAUCULO DE VOLUME COM DRONE

Volumetria

O uso do levantamento com drone para obtenção de dados tridimensionais do terreno vai de encontro à necessidade de se obter métodos mais eficientes e que facilitem a quantificação de volumes dos mais diversos materiais.

A utilização de drones e VANT’s para volumetria agrega uma quantidade de informações até então não disponível pelos métodos convencionais. Além disso, gera uma significativa redução dos riscos operacionais, uma vez que se elimina o trânsito de pessoas para a realização da atividade.

A nuvem de pontos de alta densidade obtida através do processamento das imagens possibilita o cálculo de volumes de pilhas irregulares com mais precisão, incluindo desde pilhas de estoque de minério até o depósito de resíduos, como aterros sanitários e sucatas.

ORTOFOTO

Ortofoto

A geração de Ortofotos ou Mosaico de Orotofoto permite a análise de pequenas e grandes áreas com um alto nível de resolução espacial (GSD), trazendo para o ambiente computacional a área de estudo.

Pelo fato de serem planimetricamente corretas, as ortofotos podem ser usadas como cartas para medidas diretas de distâncias, ângulos, posições e áreas; dispensando a necessidade de correções para deslocamentos de imagem.

Com o uso de bases de alta resolução, os clientes da AERO realizam análises pontuais ou até mesmo temporal de uma determinada área. Esta prática permite a identificação de diversos fatores como:

– Acompanhamento temporal de áreas;
– Processos de erosão do solo;
– Comportamento de densificação demográfica;
– Análise de faixa de domínio;
– Avaliação de áreas de risco;
– Vetorização planimétrica

A Aero Drone possui um grande know-how na geração de ortofotos georreferencias para todo tipo de terreno ou necessidade de avaliação. TAG: Levantamento topográfico, drone topografia, fotogrametria, ortofoto, mapeamento com drone

MODELO DIGITAL DE SUPERFICIE

MDS – Modelos Digitais de Superfície

O Modelo Digital de Superfície (MDS) é um conjunto de pontos com coordenadas conhecidas em um determinado sistema de referência cartográfica, equidistantes ou não e com elevação conhecida. O MDS tem como principal característica representar todos os objetos existentes acima do terreno de análise.

Neste modelo, são representadas todas as características altimétricas da área de projeto, sejam elas representadas por edificações, relevo, infraestrutura, pilhas de materiais e entre outros.

Este produto tem grande finalidade no contexto da engenharia moderna, pois permite mensurações e planejamentos que com métodos tradicionais são considerados de alta complexidade.

A AERO possui em seu portfólio projetos que tiveram como base a obtenção de MDS pelo processo de Mapeamento Aéreo com drones para diversas finalidades, como:

– Planejamento urbano;
Inspeções de plantas industriais;
– Medições volumétricas de pilhas de materiais;
– Inspeção de linhas de transmissão.

Levantamento topográfico

MDT – Modelos Digitais de Terreno e Curvas de Nível

Diferente do Modelo Digital de Superfície o Modelo Digital de Terreno (MDT) desconsidera qualquer fator de interferência sob a superfície de análise.

O MDT tem sua finalidade principal voltada à topografia, onde a partir da obtenção deste produto se faz possível extrair as curvas altimétricas do terreno.

Este processo é considerado um dos mais complexos dentro da fotogrametria, uma vez que é necessário grande capacitação técnica e modelos de filtragem não automatizados, além da necessidade de se adequar a diferentes características de áreas de análise.

Mediante a estes desafios, a Aero desenvolveu ao longo dos últimos anos, processos de filtragem de superfície para obtenção de MDT com alto nível de precisão, que foram testados e validados com metodologias tradicionais de levantamento topográfico e em centenas de levantamentos já realizados.

Veja aqui alguns de nossos cases:

Levantamento topográfico
time lapse, fotogrametria, sensoriamento remoto, ortofoto, georeferenciamento, mapemamento com drone, camera termal, georreferenciamento, mapa topografico, ortofoto, topografia com drone 

Somos a Aero Drone Brasil, especialistas em sensoriamento remoto com o uso de VANT’s.
Buscamos sempre novas soluções tecnológicas para a aplicação do uso dos drones,
visando uma maior produtividade, melhor gerenciamento de projetos
e redução dos custos gerados pelos métodos atuais.

time lapse, fotogrametria, sensoriamento remoto, ortofoto, georreferenciamento, mapeamento com drone, topografia com drone, Inspeção com drone, drone para fotogrametria, drones agricultura, guia de utilização DNPM

CONECTE-SE

CREDENCIADOS

CONTATO

Av. Tiradentes, 2465- Industrial, Contagem – MG

(31) 2565-9010

contato@aerodronebrasil.com