Drones: técnicas de aerolevantamento em mineração

Fotogrametria, Mineração, Uncategorized

A contribuição dos drones para o mercado de mineração e a correta utilização desses equipamentos para melhores resultados. técnicas de aerolevantamento em mineração

 

O mercado de mineração já entende e reconhece que os drones vieram para contribuir de forma única e disruptiva. São vários os benefícios já constatados na aplicação do processo de aerolevantamento na mineração. A correta utilização dos drones como facilitadores no processo de captação de dados tem transformado a forma que os gestores e corpo técnico de cada site conduzem seus processos e projetos. técnicas de aerolevantamento

Porém, o desafio técnico de entendimento desta nova tecnologia e quais as melhores práticas na aplicação da mesma ainda é grande. Os diversos tipos de drones já disponíveis no mercado e suas corretas aplicações para se obter um produto final com qualidade técnica desejada, se enquadra perfeitamente neste cenário.

Na tentativa de elucidar essas possibilidades a Aero Drone Brasil lista abaixo as diferentes plataformas de coleta de dados (drones e VANT’s) e suas melhores adaptações para cada situação na mineração.

 

Que tipo de drone/VANT devo usar no aerolevantamento em mineração?

 

Atualmente, o mercado oferece uma grande gama de VANT’s, Drones e sensores embarcados para uso profissional. Entender qual a necessidade de seu projeto ou acompanhamento é a chave para uma assertiva contratação.

A precisão dos levantamentos realizados pelos drones permite a substituição dos métodos tradicionais e impacta na minimização da presença humana nos sites e proporciona uma significativa redução de custos.

Além da possibilidade de mapeamento de grandes áreas em um curto espaço de tempo, o processo de levantamento topográfico realizado com VANT’s quando comparada, por exemplo, com a topografia tradicional, possui o mesmo grau de confiabilidade técnica. Contudo, proporciona um melhor embasamento através de imagens, que traz a área real de análise para o ambiente computacional. Isso facilita o gerenciamento da planta, seja através dos modelos de inspeção de estrutura ou de geração de bases cartográficas para tomada de decisão.

 

Entender a topografia do terreno para entender as técnicas de aerolevantamento:

As minas de extração mineral não são todas iguais. Elas possuem várias características topográficas de terreno dependendo do tipo de mineral em extração, da forma geométrica do filão mineral e da declividade natural do terreno na superfície. Por isso, algumas são escavadas ao longo da encosta criando taludes ou socalcos, para facilitar o acesso e manobramento de máquinas. técnicas de aerolevantamento

Existem também as minas em profundidade, que literalmente são buracos, que podem atingir facilmente os mil metros de profundidade abaixo da superfície a céu aberto, sendo seus acessos por meio de um infindável número de taludes, criando uma longa e irregular espiral, da superfície até o fundo.

 

Então, qual drone devo usar? Qual o melhor VANT aplicado ao meu projeto? 

 

 

 

Mina em profundidade a céu aberto:

Para esse caso especifico, existem fatores físicos limitantes no uso de drones de asa fixa, pois esses precisam de uma velocidade mínima de sustentação (velocidade de stall ou estol), ou seja, quando o fluxo de ar denso que passa por de baixo da asa não é o suficiente para manter a altitude desejada da aeronave. Esse fator diminui a possibilidade dos sensores captarem pequenos detalhes centimétricos do terreno perante um número quase infinito de taludes terreno a baixo.

Mais importante ainda é o fator de escala dos objetos do terreno nas fotografias que varia abruptamente em função da distância entre o sensor e o terreno, que poderá causar erros métricos e volumétricos no produto final. técnicas de aerolevantamento

Para suprimir todos essas condicionantes, o drone quadrirotor ou multirotor será mais eficaz nesse caso especifico, pois este tipo de equipamento não necessita de velocidade para sustentação. Isso porque o sentido de propulsão da hélices é vertical e pode assim ficar estático em voo, fazer giros de 360° sem movimentos de translação mantendo uma altitude constante em relação ao terreno, mesmo em altitude negativa ATO (altitude measured above take off ou altitude na superfície de decolagem). Por mais profunda que seja a mina, esse tipo de equipamento possibilita a obtenção de fotografias verticais, mas também oblíquas e até horizontais de pequenos detalhes de terreno.

 

 

Mina escavada ao longo de superfícies inclinadas:

Nesse tipo de terreno em que o drone não precisa se deslocar em faixas circulares em forma de uma grande espiral, pode ser utilizado qualquer tipo de drone no mapeamento. Porém, isso deverá ser efetuado em faixas de linha de voo lineares, mantendo a tradicional técnica de faixas em sentido intercalado, no sentido perpendicular ao sentido da inclinação do terreno. Para que assim seja mantida uma altitude constante da aeronave e uma escala também constante dos objetos do terreno contidos nas fotografias, garantindo assim a mínima variação do GSD projetado possível. técnicas de aerolevantamento

 

 

Qual a avaliação final devo fazer antes de contratar? técnicas de aerolevantamento

Qualquer modelo de drone é válido para o uso em mineração, podendo obter resultados muito precisos, por mais irregular que seja a superfície do terreno. Entretanto, vale destacar que os modelos quadrotor e multirotor demonstram serem mais robustos e adaptáveis às variadas formas de terreno na mineração, evidenciando detalhes quase imperceptíveis, mas de grande importância métrica e volumétrica.

Os drones são capazes de executar atividades que contribuem para a melhoria constante de diversos indicadores no setor de mineração. A aplicação desses novos métodos pode trazer grandes benefícios à atividade. Um exemplo são as soluções obtidas através do uso de drones para o levantamento topográfico, destinados ao mercado de mineração, que vêm de encontro à necessidade desse setor de obter respostas mais ágeis, com menores riscos de exposição humana e custos que estejam mais alinhados ao cenário atual da mineração no Brasil.

A busca constante por novas soluções de desenvolvimento de projetos inovadores em prol do crescimento sustentável é uma as especialidades da Aero Drone Brasil. técnicas de aerolevantamento

 

Escrito por: José Carlos M. Mendes

  1. innosilicon d9 firmware

    27/07/2018 at 13:55

    Great article. Good to understand for everyone.

Comentários estão fechados

error: Content is protected !!