A contribuição dos drones para o setor da mineração no Brasil

O uso de drone na mineração já é uma realidade. Esta nova tecnologia pode trazer grandes benefícios operacionais à atividade. Os drones são capazes de executar atividades que contribuem para a melhoria constante de diversos indicadores no setor de mineração, a aplicação destes novos métodos pode trazer grandes benefícios a atividade.

A Aero é uma empresa especializada em soluções inovadoras por meio do uso de VANT’s (veículos aéreos não tripulados), os chamados drones. A constante busca por novas tecnologias nos permite desenvolver projetos customizados, visando sempre agilidade nos processos, segurança nas operações de rotina e redução de custos operacionais.

DRONES E MINERAÇÃO, NOSSAS SOLUÇÕES:

Volumetria

O uso do levantamento com drone para obtenção de dados tridimensionais do terreno vai de encontro à necessidade de se obter métodos mais eficientes e que facilitem a quantificação de volumes dos mais diversos materiais.

A utilização de drones e VANT’s para volumetria agrega uma quantidade de informações até então não disponível pelos métodos convencionais. Além disso, gera uma significativa redução dos riscos operacionais, uma vez que se elimina o trânsito de pessoas para a realização da atividade.

A nuvem de pontos de alta densidade obtida através do processamento das imagens possibilita o cálculo de volumes de pilhas irregulares com mais precisão, incluindo desde pilhas de estoque de minério até o depósito de resíduos, como aterros sanitários e sucatas.

inspeção-em-barragem

Área de preservação e barragens

O que antes desprendia de alto custo de realização, hoje se faz possível com o uso drones, com um custo e complexidade significativamente menores.

A Aero Engenharia emprega seus modernos equipamentos nos processos de inspeção de barragens. Proporcionando, além de uma análise minuciosa e acesso facilitado em locais complexos, a criação de modelos tridimensionais que traduzem com o máximo de detalhamento possível a estrutura real em ambiente computacional, permitindo análises e mensurações de dados não perceptíveis as inspeções visuais.

Tag: mineração, dornes mineração, medição de volume com drone, drone para mineração, volumetria com drone, topografia com drone

Inspeção de planta industriais e sites

A complexidade de análise de grandes plantas industriais e o alto tempo de execução deste procedimento nem sempre se traduzem em uma inspeção eficaz. Problemas relevantes podem passar despercebidos à análise visual em campo.

A Aero proporciona a cada projeto a possibilidade de um mapeamento automatizado, onde todos os ângulos e acessos são identificados, reduzindo assim possibilidades de erros existentes no processo de inspeção tradicional.
Com a projeção da planta disponibilizada em mosaicos georreferenciados, uma análise mais criteriosa se faz “permissível”, além da criação de arquivos temporais de comparação entre as inspeções.

Inspeção em superfícies de longa extensão

Imagens aéreas de alta definição e sensores térmicos possibilitam realizar inspeções de rotina ou pontuais em minerodutos rejeitodutos e adutoras que se encontram em áreas externas, podendo assim identificar oportunidades como:

:: Corrosão externa, em adutoras metálicas;
:: Interferência entre obras e instalações e danos provocados por terceiros;
:: Obstrução de ventosas, responsáveis pela eliminação de ar das adutoras;
:: Má execução do serviço de instalação e/ou de manutenção.

Tag: mineração, dornes mineração, medição de volume com drone, drone para mineração, volumetria com drone, topografia com drone

Inspeção em área confinada

Diminua o tempo de inatividade e os custos de inspeção, evite a entrada em espaços confinados e aumente a segurança dos trabalhadores acessando remotamente caldeiras, tanques, recipientes sob pressão, túneis e outros ambientes complexos dentro de sua fábrica.

:: Inspeções estruturais de tanques industriais, recipientes sob pressão;
:: Check-out visual de rampas, estabilizadores, espaços inacessíveis
:: Inspeções de caldeiras e geradores de vapor de recuperação de calor;
:: Diagnóstico em caso de danos e inspeções em tubulações suspensas;
:: Inspeções térmicas de dutos de exaustão e caminhos de ar quente;
:: Inspeções de túneis, chaminés, equipamentos de elevação, telhados, fornos.

LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO E MAPEAMENTO:

As soluções obtidas através do uso de drones para o levantamento topográfico, destinados ao mercado de mineração, vêm de encontro à necessidade deste setor de obter respostas mais ágeis, com menores riscos de exposição humana e custos que estejam mais alinhados com o cenário atual do segmento no Brasil.

Além da possibilidade de mapeamento de grandes áreas em um curto espaço de tempo, o processo de levantamento topográfico realizado com VANT’s, quando comparada com a topografia tradicional, possui o mesmo grau de confiabilidade técnica. Contudo, proporciona melhor embasamento através de imagens, que traz a área real de análise para o ambiente computacional, facilitando o gerenciamento da planta, seja através dos modelos de inspeção de estrutura ou de geração de bases cartográficas para tomada de decisão.

A Aero Engenharia possui uma larga experiência na geração de modelos digitais de terreno georreferenciados, proporcionando aos seus clientes um amplo mix de possibilidades, seja através da geração de ortofotos ou MDT (Modelo Digital de Terreno), que por si só, são ferramentas singulares para qualquer atividade que envolva mensuração e análise.

A utilização de drones na mineração propicia uma serie de soluções de baixo custo, dinamiza as atividades e viabiliza mapeamentos regulares e constantes.

Tag: mineração, dornes mineração, medição de volume com drone, drone para mineração, volumetria com drone, topografia com drone

levantamento de pilha com drone

MDS (Modelo Digital de Superfície)

Modelo Digital de Superfície (MDS) é um conjunto de pontos com coordenadas conhecidas em um determinado sistema de referência cartográfica, equidistantes ou não e com elevação conhecida. O MDS tem como principal característica representar todos os objetos existentes acima do terreno de análise.

Neste modelo, são representadas todas as características altimétricas da área de projeto, sejam elas representadas por edificações, relevo, infraestrutura, pilhas de materiais e entre outros.

Este produto tem grande finalidade no contexto da engenharia moderna, pois permite mensurações e planejamentos que com métodos tradicionais são considerados de alta complexidade.

Principais utilizações do Modelo Digital de Superfície

  • Projetos de engenharia;
  • Inspeções de plantas industriais;
  • Analises volumétricas;
  • Estudos e planejamentos para infraestruturas e cálculo de volume de pilhas ou objetos.

MDT (Modelo Digital de Terreno)

Diferente do Modelo Digital de Superfície o Modelo Digital de Terreno (MDT) desconsidera qualquer fator de interferência sob a área de análise.

O MDT tem sua finalidade principal voltada à topografia, onde a partir da obtenção deste produto se faz possível extrair as curvas altimétricas do terreno.

Este processo é considerado um dos mais complexos dentro da fotogrametria, uma vez que é necessário grande capacitação técnica e modelos de filtragem não automatizados, além da necessidade de se adequar a diferentes características de áreas de análise.

A Aero desenvolveu, ao longo dos últimos anos, processos de filtragem de superfície para obtenção de MDT com alto nível de precisa que foram testados e validados com metodologias tradicionais de levantamento topográfico.

Principais utilizações do Modelo Digital de Terreno

  • Elaboração de mapas de declividade e apresentação tridimensional;
  • Análises de corte-aterro para projeto de estradas e barragens;
  • Armazenamento de dados altimétricos para geração de curvas de nível.

Curvas de Nível

A geração de curvas de nível é o ponto chave do comparativo entre drones e métodos convencionais, pois o processo utilizado possui características inerentes ao aerolevantamento com sensores óticos, trazendo resultados rápidos e eficazes. As curvas são geradas com base no Modelo Digital de Terreno, possibilitando assim mensurações de volumes ou áreas, ou até mesmo análise da topografia atual do terreno com grande acurácia.

Tag: mineração, dornes mineração, medição de volume com drone, drone para mineração, volumetria com drone, topografia com drone

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO USO DE DRONES NA MINERAÇÃO

Maior Agilidade

Com ganhos estimados em até 70% de tempo entre coleta de dados e elaboração de produtos finais, esta nova tecnologia vem despontando como uma alternativa eficiente no processo de geração de informações para gerenciamento e tomada de decisão.

Maior segurança

Com a possibilidade de operação de forma remota e sem a necessidade de exposição humana diretamente na área de interesse, a realização do processo de mapeamento aéreo com drones proporciona maior segurança na realização das atividades de rotina ou
em ações específicas.

Redução de Custos

Com significativos ganhos em segurança, agilidade e qualidade de informação é possível se alcançar uma considerável redução de custos, comparado aos atuais modelos de obtenção de imagens e soluções aéreas para o seguimento.

Somos a Aero Engenharia, especialistas em sensoriamento remoto com o uso de VANT’s.

Buscamos sempre novas soluções tecnológicas para a aplicação do uso dos drones, visando uma maior produtividade, melhor gerenciamento de projetos e redução dos custos gerados pelos métodos atuais.

CONECTE-SE

CREDENCIADOS

© 2017 AERO ENGENHARIA – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Desenvolvido por   |  H6 Marketing