A contribuição dos drones para o setor da mineração no Brasil

O uso de drone na mineração já é uma realidade. Esta nova tecnologia aplicada pode trazer grandes benefícios operacionais à atividade, além de uma relevante redução de custos.

Aero Drone Brasil é uma empresa especializada em soluções inovadoras por meio do uso de VANT’s (veículos aéreos não tripulados), os chamados drones. A constante busca por novas tecnologias nos permite desenvolver projetos customizados para o mercado de mineração, visando sempre agilidade nos processos, segurança nas operações de rotina e redução de custos operacionais.

A tecnologia embarcada nos drones atende a necessidade de aumentar a segurança das operações nas minas, pois em muitas situações, é possível substituir a presença humana em áreas de grande risco, pela atuação dos dronesortofoto, sensoriamento remoto, aerofotogrametria, levantamento topografico, aerofotogrametria 

A precisão dos levantamentos realizados pelos drones permite a substituição dos métodos tradicionais e impacta na minimização da presença humana no site das minas. Mineração, drone topografia, fotogrametria,

Os drones na mineração podem acessar e avaliar áreas de risco onde os equipamentos convencionais não podem alcançar, garantindo assim a segurança do pessoal, disponibilizando dados minuciosos e gerando demais benefícios na indústria de mineração. Mineração, drone topografia, fotogrametria, ortofoto, sensoriamento remoto, aerofotogrametria, levantamento topografico, aerofotogrametria 

Redução de Custos

Como citado acima, o uso de drones na mineração, traz grandes ganhos às mineradoras, dentre eles, a considerável redução de custos. Veja alguns exemplos:

  • Custo de voo mais acessível com relação aos métodos tradicionais;
  • Menos pessoas envolvidas na operação, o que gera economia com hora/homem;
  • Com menos profissionais em campo, menor será o dispêndio com equipamentos de segurança;
  • A queda da taxa de acidente de trabalho permite a redução orçamentária prevista para este fim.

As utilizações destes equipamentos impactam diretamente e de forma positiva o planejamento orçamentário quando comparados aos atuais modelos de obtenção de imagens e dados aéreos.

Maior segurança

A substituição de mão de obra em campo por drones, deixa menos pessoas expostas a riscos. Com isso, a taxa de acidente de trabalho é reduzida drasticamente.

Maior Agilidade

O uso de drones na mineração oferece ampla agilidade na realização de atividades de monitoramento e prevenção, proporciona um alcance mais abrangente e possibilita a visualização de novos ângulos. O tempo gasto para mapeamento, por exemplo, pode ser reduzido em média 70%.

Nossos serviços e soluções para o setor de mineração

Monitoramento preventivo

Os drones permitem explorar grandes áreas em um curto espaço de tempo.  Este recurso bem operado, gera otimização do processo de inspeção de segurança de pré-detonação em minas e pedreiras.

Registro e banco de dados

Os drones podem ser usados no acompanhamento dos processos de detonação em tempo real, de forma segura, sem exposição humana à complexa atividade de implosões das áreas. Além disso, é feita a criação de banco de dados visual com informações específicas de localização, data e hora para posteriores avaliações técnicas e possíveis implementações de melhorias, gerando novos valores ao mercado de mineração.

Áreas de preservação e barragem

O que antes desprendia de alto custo de realização, hoje se faz possível, com o uso drones, a um preço e complexidade significativamente menores.

A inspeção regular de segurança para áreas de preservação, barragens e talude é uma atividade de rotina essencial e elementar, que constitui um instrumento de alta relevância para monitorar problemas e anomalias, capaz de apontar perigos iminentes. É fundamental para orientar medidas preventivas ou corretivas a serem tomadas pelo empreendedor, que é o responsável legal pela segurança destes itens.

Time Lapse

Time lapse é um processo cinematográfico em que a frequência de cada fotograma ou quadro por segundo de filme é muito menor do que aquela em que o filme será realmente reproduzido. Quando visto a uma velocidade normal, o tempo parece correr ainda mais rápido.

A Aero Drone Brasil possui equipamentos com um sistema de imagem em altíssima definição onde, com a realização de voos frequentes, é possível fazer um time lapse, com as imagens organizadas em ordem cronológica, o que permite o acompanhamento total do processo de mineração, além de se tornar possível a realização de análises com a finalidade “prever” situações futuras com base em dados precisos.

Inspeção de minerodutos

Através das imagens aéreas de alta definição é possível realizar inspeções de rotina ou pontuais em minerodutos, rejeitodutos e adutoras que se encontram em áreas externas, podendo assim identificar oportunidades como:

> Corrosão externa, em adutoras metálicas;
> Interferência entre obras e instalações e danos provocados por terceiros;
> Obstrução de ventosas, responsáveis pela eliminação de ar das adutoras;
> Má execução do serviço de instalação e/ou de manutenção.

Topografia com drones para mineração

As soluções obtidas através do uso de drones para o levantamento topográfico, destinados ao mercado de mineração, vêm de encontro à necessidade deste setor de obter respostas mais ágeis, com menores riscos de exposição humana e custos que estejam mais alinhados com o cenário atual do segmento no Brasil.

Além da possibilidade de mapeamento de grandes áreas em um curto espaço de tempo, o processo de levantamento topográfico realizado com VANT’s, quando comparada com a topografia tradicional, possui o mesmo grau de confiabilidade técnica. Contudo, proporciona melhor embasamento através de imagens, que traz a área real de análise para o ambiente computacional, facilitando o gerenciamento da planta, seja através dos modelos de inspeção de estrutura ou de geração de bases cartográficas para tomada de decisão, além de reduzir a probabilidade de erro, uma vez que todo o levantamento é feito por softwares específicos.

A Aero Drone Brasil possui uma larga experiência na geração de modelos digitais de terreno georreferenciados, proporcionando aos seus clientes um amplo mix de possibilidades, seja através da geração de ortofotos ou MDT (Modelo Digital de Terreno), que por si só, são ferramentas singulares para qualquer atividade que envolva mensuração e análise.

A utilização de drones na mineração propicia produções diárias em diversos aspectos, dinamiza as atividades e viabiliza mapeamentos regulares e constantes.

MDS (Modelo Digital de Superfície)

O Modelo Digital de Superfície (MDS) é um conjunto de pontos com coordenadas conhecidas em um determinado sistema de referência cartográfica, equidistantes ou não e com elevação conhecida.

Diferentemente do Modelo Digital de Terreno (MDT), o modelo de superfície contempla todas as estruturas existentes acima do terreno objeto de estudo, tais como: edificações, árvores e estruturas diversas que se encontram no solo.

Principais utilizações do Modelo Digital de Superfície

Projetos de engenharia, inspeções de plantas industriais, estudos e planejamentos para infraestruturas e cálculo de volume de pilhas ou objetos.

MDT (Modelo Digital de Terreno)

O Modelo Digital de Terreno (MDT) é um conjunto de pontos com coordenadas conhecidas em um determinado sistema de referência cartográfica, equidistantes ou não e com elevação conhecida.

Diferentemente do Modelo Digital de Superfície (MDS), este é utilizado para geração de curvas de nível e topografia altimétrica do terreno, pois não possuem informações referentes às edificações, limitando-se apenas ao terreno. A base para a geração do MDT é a nuvem de pontos obtidas através do levantamento inicial, pós filtragem de elementos não pertencentes ao terreno.

Principais utilizações do Modelo Digital de Terreno

Cálculo de volume do terreno (movimentação de terra), elaboração de mapas de declividade e apresentação tridimensional, análises de corte-aterro para projeto de estradas e barragens e armazenamento de dados de altimetria para gerar mapas topográficos.

Geração de Curvas de Nível

Curva de nível é uma linha imaginária que agrupa dois pontos que possuem a mesma altitude.

A geração de curvas de nível é o ponto chave do comparativo entre drones e métodos convencionais, pois o processo utilizado possui características inerentes ao aerolevantamento com sensores óticos. As curvas são geradas com base no Modelo Digital de Terreno, possibilitando assim mensurações de volumes ou áreas, ou até mesmo análise da topografia atual do terreno com grande acurácia.

Cálculo de Volume

A partir do mapeamento com drone, é possível realizar o cálculo de volume de objetos na superfície. Com precisão topográfica e com tempo de resposta até 10x maior do que os métodos de solo, o cálculo de volume através de aerolevantamento tem se tornado uma ferramenta eficaz de mensuração de estoques de minerais, areia, pedregulho, taludes, entre outros.

O volume é computado a partir do modelo digital de superfície e da nuvem de pontos gerados pelo processamento aerofotogramétrico. Os resultados são informados através de um relatório volumétrico gerado para cada tipo de estoque e para o total na planta. Conseguindo assim, obter o volume de cada estoque separadamente e o volume total do estoque.​

Os resultados são compatíveis com CAD, GIS, LAS, entre outros softwares.

Benefícios da utilização de Drone para trabalho topográfico na Mineração

A topografia realizada com drones é mais ágil, principalmente para locais de difícil acesso ou com grandes extensões.

Além da agilidade, os drones fornecem imagens com qualidade superior às dos melhores satélites, não precisam de pilotos, sobrevoam em menor altitude, ou seja, mais próximos à área examinada e o custo de voo dos drones, que são leves e movidos à eletricidade, é apenas uma fração de aeronaves tripuladas.

Somos a Aero Drone Brasil, especialistas em sensoriamento remoto com o uso de VANT’s.
Buscamos sempre novas soluções tecnológicas para a aplicação do uso dos drones,
visando uma maior produtividade, melhor gerenciamento de projetos
e redução dos custos gerados pelos métodos atuais.

time lapse, fotogrametria, sensoriamento remoto, ortofoto, georreferenciamento, mapeamento com drone, topografia com drone, Inspeção com drone, drone para fotogrametria, drones agricultura, guia de utilização DNPM

CONECTE-SE

CREDENCIADOS

CONTATO

Av. Tiradentes, 2.164 – Industrial, Contagem – MG

(31) 2565-9010

contato@aerodronebrasil.com

© 2016 AERO DRONE BRASIL – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Desenvolvido por   |  H6 Marketing