Agricultura de precisão com o uso de Drones

Agricultura de precisão: As rápidas transformações que a moderna agricultura vem sofrendo nas últimas décadas tornaram-na uma atividade altamente competitiva. Com isto o agronegócio exige dos produtores rurais um alto grau de especialização e de profissionalismo, visando aumentar a capacidade gerencial das empresas rurais. Associada a essa necessidade a agricultura de precisão tem impulsionado a revolução agrícola nos últimos anos. O monitoramento de culturas a partir das técnicas de aerofotogrametria, com a utilização de VANT’s, tem tido uma significativa colaboração para que isso ocorra a passos largos.

A Aero Drone Brasil, empresa especializada na realização de aerolevantamento e geração de soluções cartográficas com drones, vem contribuindo significativamente para que os gestores do campo consigam otimizar seus resultados, implementar melhorias pontuais e aumentar a produção de seus cultivos.

Com a utilização de nossas soluções é possível capturar imagens de alta precisão do terreno, cobrindo centenas de hectares/acres em um único voo. Sem o elevado custo que as metodologias atuais de aerofotogrametria tripulada possuem. Além de obter melhor resolução de imagens, do que as fornecidas por satélites.

Através de algoritmos de última geração e técnicas exclusivas de identificação de oportunidades no campo, a Aero Drone Brasil implementa rotinas que visam proporcionar ao gestor rural melhorias em toda a gestão estratégica das lavouras.

Quais as vantagens do uso da agricultura de precisão ao produtor?

As vantagens deste sistema são de possibilitar um melhor conhecimento do campo de produção, permitindo, desta forma a tomada de decisões melhor embasadas, como:

a) Aplicação localizada dos insumos necessários para sustentar uma alta produtividade contribui com a preservação do meio ambiente. Já que estes insumos são aplicados somente nos locais, quantidades e no tempo necessário.

b) Uniformidade na produtividade é alcançada pela correção dos fatores que contribuem para sua variabilidade obtendo-se, com isto, um aumento global da produtividade;

c) Maior capacidade e flexibilidade para a distribuição dos insumos naqueles locais e no tempo em que são mais necessários, minimizando os custos de produção;

d) Identificação de oportunidades no processo inicial de plantio, permitindo a correção pontual e aumentando a capacidade produtiva final da lavoura.

e) Informações em tempo real da lavoura, permitindo o administrador rural uma maior capacidade de tomada de decisão, embasado em informações precisas.

Agricultura de precisão, nossos serviços e soluções:

Planejamento inicial do plantio

O planejamento inicial do plantio é um processo de extrema importância para o bom desenvolvimento da lavoura. Conhecer a topografia e os limites da área a ser cultivada podem resultar no melhor aproveitamento e na otimização do plantio.

O uso dos drones neste processo inicial, proporcionam aos produtores uma visão ampla. E possível demarcar os limites de plantio, estabelecer o comportamento topográfico do terreno e acompanhar o crescimento da plantação, evitando assim perdas futuras desnecessárias. Através de análises das imagens feitas pelos drones consegue-se também determinar quais são as melhores áreas para plantio de cada tipo de cultura.

agricultura de precisão

Monitoramento da saúde do plantio

O ganho proporcionado pelo monitoramento da saúde do plantio é um dos principais motivos que levam os produtores a procurarem informar-se sobre o uso de drones na agricultura de precisão. Com profissionais experientes e qualificados a Aero Drone Brasil, disponibiliza informações técnicas e precisas quanto a análise de saúde do plantio. Através de sensores infravermelhos nossas aeronaves conseguem monitorar cada uma das plantas de uma extensa lavoura.

O levantamento aéreo realizado por nossos drones coletam informações de toda o plantio, permitindo acompanhamento em determinadas regiões ou espécies/culturas específicas. Assim como ações pontuais em áreas mais críticas, reduzindo a necessidade do uso de defensivos em toda a plantação.

Analises NDVI

A amplitude de atuação de nossos sensores NDVI embarcado em nossos equipamentos permite analise de características do plantio não visíveis a olho nu. Entre os usos mais frequentes do NDVI, podemos destacar:

  • Monitoramento das plantações e culturas
  • Detecção de secas e de pragas
  • Estimativas de produtividade

Através do uso de sensores e o processamento de imagens realizado após o voo do drone, cria-se um mapeamento de pragas e doenças na plantação. As imagens permitem que os produtores diferenciem as plantas saudáveis, as infectadas e como está sendo a proliferação da praga de forma eficaz.

A identificação rápida de doenças e pragas permite que os agricultores tomem ações eficazes, reduzindo as perdas e garantindo elevada produtividade.

Sensoriamento remoto

Através de um processo de acompanhamento continuo, disponibilizamos a nossos clientes a oportunidade de trazer, com o nível máximo de detalhe, todo o processo de plantio. Desde o planejamento inicial até o pós colheita, fornecendo assim possibilidades de analises pontuais. Além do armazenamento de dados em uma linha do tempo, visando conhecer melhor os fenômenos existentes na superfície monitorada.

Contagem do número de plantas

A geração de ortomoisaicos, obtidos através da técnica de aerofotogrametria com drones, aliado a nossos modernos algoritmos desenvolvidos especificamente para propor soluções junto a agricultura de precisão permite, além da identificação de oportunidades, o controle quantitativo da lavoura. Possibilitando o conhecimento da quantidade de plantas existentes, detecção de áreas de menor densidade e a otimização do replantio. agricultura de precisão

Identificação de linhas de falha no plantio

Com o objetivo de estimar a porcentagem de falhas no plantio por meio de técnicas de Processamento de Imagem Digital (PDI), a Aero Drone Brasil realiza o processo de levantamento aerofotogramétrico para obtenção de amostra da área de estudo em uma única imagem obtida por Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), os chamados ortomozaicos ou mosaico de ortofoto, que tem como finalidade a análise precisa da produção apresentando a porcentagem de falhas, tamanho e localização no terreno, para que possam ser corrigidas de forma pontual e com maior eficácia, diminuindo assim as perdas e otimizando as áreas de cultivo.

Melhore o gerenciamento de sua propriedade e reduza seus custos: 

Agricultura de precisão com Drones, o que você precisa saber sobre essa nova tecnologia:

De onde vem o conceito de agricultura de precisão?

A agricultura de precisão (AP), como é chamado no Brasil, é o sistema de produção adotado por agricultores de países de tecnologia avançada. Denominado por eles de Precision AgriculturePrecision Farming ou Site-Specific Crop Management, que surgiu como um sistema de gerenciamento de informações e que teve seu crescimento potencializado a partir de avanços da tecnologia de referenciamento e posicionamento, como o GPS (do Inglês Global Positioning System) e de tecnologias de sensoriamento remoto. Conceitos surgiram a partir do emprego destas técnicas na agricultura, como os de aplicação de insumos em taxas variáveis e dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

A solução hoje utilizada de enfocar grandes áreas e entendê-las como homogêneas, levando ao conceito da necessidade média para a aplicação dos insumos (fertilizantes, defensivos, água, etc), faz com que, por exemplo, a mesma formulação e/ou quantidade do fertilizante seja utilizada para toda a área, ou até mesmo aplicada pontualmente. Somente em locais onde existe a necessidade. O mesmo acontece para os demais insumos, causando como resultado uma lavoura com produtividade não uniforme. A agricultura de precisão prevê a reversão deste quadro, permitindo a aplicação de insumos agrícolas nos locais corretos e nas quantidades requeridas.

Quais os sensores são indicados para identificação de oportunidades em meu plantio?

Pode-se embarcar diferentes tipos de câmeras que capturam diferentes dados, na agricultura de precisão as duas principais câmeras utilizadas são a RGB e a NIR.

A câmera RGB captura imagens no espectro visível. Basicamente ela captura o que nossos olhos conseguem ver e com estas câmeras é possível realizar toda a fase de pré-plantio e gerar alguns indicadores como o levantamento de falhas do plantio.

Já no caso da câmera NIR (Near Infrared – Infravermelho Próximo), a captura informações ocorre na banda infravermelho próximo. Nós humanos não conseguimos enxergar nessa banda, portanto, através da câmera NIR é possível identificar problemas que ainda não ficaram visíveis.

Após uma operação realizada com as bandas vermelho e infravermelho próximo conhecida como NDVI (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada) é possível identificar quais áreas estão saudáveis e quais não estão do plantio.

Quando os drones podem ser usados na agricultura de precisão?

O Drone pode ser utilizado em toda a safra! No primeiro momento, para sobrevoar áreas de interesse de modo que o profissional decida qual propriedade arrendar. Na fase de pré-plantio pode ser utilizado para realizar a topografia do terreno a fim de mensurar a área, dividir os talhões, planejar o escoamento da água da chuva, entro outros.

Após a plantação o drone fornece indicadores qualitativos e quantitativos do plantio que irão mensurar a eficiência do plantio realizado. Alguns indicadores já utilizados no mercado são o levantamento de falhas no plantio, contagem de pés, mapa de saúde da vegetação e mais uma variedade de soluções dependendo da cultura.

Quais os problemas posso identificar com o uso do mapeamento aéreo?

Os problemas podem ser diversos como a compactação do solo, falta de nitrogênio, ervas daninhas, propriedade do solo, irrigação, falhas no plantio, entre outros. Após a verificação da causa o agrônomo/produtor irá determinar quais ações serão executadas para sanar tais deficiências da lavoura, ou seja, o drone vai informar se está bom ou não, cabe ao agrônomo ou produtor analisar as causas e apresentar as soluções.

Somos a Aero Drone Brasil, especialistas em sensoriamento remoto com o uso de VANT’s.
Buscamos sempre novas soluções tecnológicas para a aplicação do uso dos drones,
visando uma maior produtividade, melhor gerenciamento de projetos
e redução dos custos gerados pelos métodos atuais.

time lapse, fotogrametria, sensoriamento remoto, ortofoto, georreferenciamento, mapeamento com drone, topografia com drone, Inspeção com drone, drone para fotogrametria, drones agricultura, guia de utilização DNPM

CONECTE-SE

CREDENCIADOS

CONTATO

Av. Tiradentes, 2465- Industrial, Contagem – MG

(31) 2565-9010

contato@aerodronebrasil.com

© 2016 AERO DRONE BRASIL – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Desenvolvido por   |  H6 Marketing