O uso dos drones para o reflorestamento de áreas desmatadas.

Agricultura, Fotogrametria, Tecnologia, Uncategorized

O uso dos drones para reflorestamento, veja como esta nova tecnologia vem contribuindo para a melhoria dos fatores climáticos:

À medida que as populações crescem e a indústria se expande, estamos reduzindo mais nossas florestas para abrir caminho para habitação, agricultura, exploração madeireira e mineração. De acordo com dados da ONU, cerca de 15 bilhões de árvores por ano são desmatadas por ação do homem. uso dos drones para reflorestamento

E este número vem aumentando potencialmente a cada ano. As grandes operações industriais e a falta de controle eficiente dos governantes permitem que a cada ano o desmatamento aumente. Então, por que não usarmos as soluções tecnológicas mais recentes para criarmos alternativas sustentáveis? Tanto para exploração quanto para o reflorestamento das áreas atingidas

Uma Inglesa conhecida como BioCarbon Engineering quer mudar isso. E estão usando como principal aliado os VANT’s (veículos aéreos não tripulados), nossos populares Drones. A BioCarbon vem aplicando esta nova tecnologia no processo de restauração florestal em diversos países.

Uma nova estratégia para combater o desmatamento:

Antes dos drones, a BioCarbon Engineering diz em seu site que o plantio manual era o principal método para combater o desmatamento. Em comparação com a velocidade das tecnologias usadas pelas indústrias para cortar árvores, isso era muito lento. Então, a empresa apresentou sua solução para este problema critico – usando drones.

Desde que a empresa começou a executar seus projetos com esta nova ferramenta, já plantou 25 mil árvores em locais ao redor do mundo. O BioCarbon plantou recentemente 5.000 árvores em um dia em um antigo site de mineração de carvão em Dungog, na Austrália.

O objetivo principal deste projeto é atingir o número de um bilhão de arvores por ano e colocar um “stop” na mudança climática global.

 

 

Como Drones podem replantar Florestas

Mapeamento aéreo com o uso dos drones:

Em primeiro lugar, a empresa usa drones para pesquisar a área e coletar informações sobre sua topografia, tipo de solo, vegetação atual e quaisquer obstruções. A empresa usa esses dados para criar um padrão para os drones de plantação a serem seguidos.

Plantio de arvores com o uso dos drones:

Então, os drones que transportam dutos de sementes biodegradáveis ​​voam sobre a área, deixando sementes de acordo com o padrão. Um drone que transporta 300 sementes pode cobrir um hectare em 18 minutos e pode transportar múltiplas espécies de sementes. uso dos drones para reflorestamento

Monitoramento da área plantada com o uso dos drones:

Após a conclusão da fase de plantio, os drones examinam periodicamente a área e registram dados sobre o progresso das sementes.

Análise de dados: a empresa analisa os dados coletados na fase de monitoramento usando algoritmos de aprendizado mecânico para aprender mais sobre seu progresso e sobre o ecossistema da área. Eles usam essas informações para melhorar seus padrões para futuras rodadas de plantio. uso dos drones para reflorestamento

Qual a real contribuição dos drones para o desmatamento?

Os drones podem realmente fornecer uma solução para o problema do desmatamento? A tecnologia talvez ainda não seja perfeita, mas tem muitos benefícios potenciais e aplicação comprovada.

Os drones equipados com “seedpods” podem plantar árvores muito mais rapidamente do que outros métodos. É fácil ver porque o uso de drones é muito mais rápido e preciso do que o plantio manual de árvores. Os drones também podem fazer o trabalho a um custo significativamente menor. Apenas um equipamento é capaz de substituir a capacidade de plantio de 15 agentes de reflorestamento em campo.

Os recursos de coleta de informações do drone também são extremamente úteis. Eles podem voar sobre grandes áreas de terra, coletando muitos tipos de dados e fornecendo uma visão mais abrangente de um ecossistema. Algumas áreas onde as árvores precisam ser plantadas podem ser difíceis de alcançar por terra. Os drones não teriam problemas para chegar a esses locais.

 

 

Quais as limitações do uso do drone para a reconstituição florestal?

Alguns especialistas, no entanto, têm ressalvas sobre a utilidade dos drones quando se trata de corrigir o desmatamento. uso dos drones para reflorestamento

Os drones não podem voar para sempre. Eles têm duração limitada da bateria, o que significa que eles precisam pousar de vez em quando para recarregar. Atualmente, muitos possuem autonomia aproximada de 25 minutos por voo. Isso limita a quantidade de terra que pode coberta, especialmente quando o acesso é remoto. Com o tempo, a tecnologia melhorará o suficiente para que isso não seja um problema, mas, por enquanto, pode apresentar um desafio. Desafio esse que pode ser transposto com o uso de um equipamento com um bom “bundle” de baterias.

Alguns profissionais também se preocupam com o fato de que o uso desta tecnologia, por si só, não resolve o problema do desmatamento mundial. Os drones podem resolver o problema na superfície, mas não aborda as causas raiz. Sem mudanças sociais, a agricultura e a indústria continuarão a destruir áreas de florestas. uso dos drones para reflorestamento

O desmatamento é estimado como responsável por 15% das mudanças climáticas. Embora não seja um número insignificante, as florestas de replantação são apenas parte da solução. Também precisamos abordar outras questões – como a forma como adquirimos nossa energia – entre outros assuntos sensíveis neste processo.

 

 

Olhando para o futuro de mitigação de questões ambientais:

Replantar florestas com drones pode não consertar todos os nossos problemas, mas certamente pode ser um grande passo na direção certa. É uma maneira de replantar florestas de forma relativamente rápida e barata e que todas as áreas podem usar. Mesmo aquelas que são difíceis de se alcançar. À medida que a tecnologia do drone se torna mais avançada e essa estratégia para combater o desmatamento ganha mais reconhecimento, os drones podem começar a desempenhar um papel na luta contra a destruição de nossas florestas e mudanças climáticas. uso d

 

Traduzido e adaptado;

Fonte: https://www.droneblog.com/2017/12/13/heres-how-drones-are-fighting-deforestation/

os drones para reflorestamento