Mineração no Brasil: Drones, como esta nova tecnologia facilita o cotidiano das mineradoras.

Mineração, Fotogrametria, Georreferenciamento, Tecnologia

Mineração no Brasil: Drones, esta nova tecnologia facilita o dia a dia das mineradoras.

Diversas atividades rotineiras e peculiares do mercado de mineração no Brasil são realizadas de forma complexa, onerosa e morosa. O mapeamento aéreo das regiões de extrações minerais, por exemplo, até pouco tempo atrás, era realizado a partir de satélites, aviões ou helicópteros, que captavam imagens de regiões consideradas potenciais com a finalidade de obter dados para análise.

Hoje, porém, as tecnologias estão muito mais avançadas. Está disponível no mercado atualmente uma série de inovações e de forma acessível. Dentre elas os drones, que são capazes de obter informações com alta precisão e praticidade.

Benefícios que os drones proporcionam à mineração:

Por se tratar de um equipamento moderno, o drone, traz benefícios significativos às mineradoras. Dentre eles estão:

  • Segurança: queda substancial em acidentes de trabalho, pois menos operários estarão no campo expostos a áreas de risco;
  • Agilidade: em média, o método tradicional gastaria 10 dias para mapear uma área de 300 hectares, o drone é capaz de realizar o mesmo trabalho em um único voo de aproximadamente 90 minutos.
  • Custo: a redução de custo alcançada através da utilização de drone é considerável, uma vez que a agilidade operacional reduz o volume de hora trabalhada em campo.

 

Como funciona na prática?

Enquanto o VANT (veículo aéreo não tripulado) está no ar, as câmeras fazem a captação das imagens sequenciais em alta resolução da área mapeada, ciência conhecida como aerofotogrametria*. Após o sobrevoo, é feito o download das fotografias e todo o material é processado em um software específico para processamento de imagens aéreas. A partir deste momento, inicia-se a geração dos ortomosaicos, que incluindo os dados coletados em solo por equipamentos geodésicos, passam a ser georreferênciados. Assim sendo, torna-se possível realizar inspeções, detectar anomalias e irregularidades, medir volumes, gerar banco de imagens e inclusive realizar ações menos técnicas, mas de grande importância, como identificar o posicionamento de máquinas.

 

Principais aplicações dos drones na mineração: Mineração no Brasil

  • Medição de área:

    Os dados obtidos no mapeamento são capazes de mensurar locais determinados, fornecendo, por exemplo, área e volume de matéria-prima e poços criados pela extração de materiais, com a mesma validade técnica dos métodos tradicionais.

  • Monitoramento de área:

    Com as amplas informações proporcionadas pelos mapas e ortofotos, é possível acompanhar atividades dentro das minas, tais como. Inspeção da quantidade de maquinário, acompanhamento da evolução da produção e fluxo do material. Esses dados propiciam um controle de estoque mais preciso uma vez que são quantitativos. O monitoramento é considerado primordial e essencial para otimizar recursos, prever situações e tomar providências com antecedência. 

  • Time lapse:

    Este recurso permite a organização das imagens aéreas em ordem cronológica. Este mecanismo possibilita o acompanhamento da evolução da extração, previsões futuras precisas, a identificação de pontos geológicos inconstantes, como a propagação de uma rachadura ou um terreno instável.

  • Banco de Imagens:

    As fotos captadas por drones têm grande qualidade, pois são geradas em alta resolução e processadas com informações específicas da área mapeada. Contendo data e hora para futuras avaliações técnicas e elaboração de relatórios que dão suporte à tomadas de decisões estratégicas.

  • Inspeção de áreas de preservação e barragens:

    Os drones são capazes de realizar atividades essenciais de inspeção de áreas de preservação e barragens, captando anomalias e perigos inerentes à atividade da indústria mineradora, fornecendo dados apropriados que apontam a necessidade de intervenções para evitar possíveis desastres.

 

fotogrametria na mineração

aerofotogrametria, calculo de volume, drone topografia, georreferenciamento, ortofoto

 

O uso de drones na mineração já é uma realidade e, como citados alguns exemplos acima, tem trazido ganhos nunca imaginados à indústria deste segmento.

Mesmo com todas as possibilidades já mencionadas, ainda há muito para avançar. Mineração no Brasil

Acreditamos que diversas outras utilizações irão surgir com o emprego desta tecnologia no setor de mineração. Apontando novas soluções para os desafios recorrentes.

 

SAIBA MAIS

*Aerofotogrametria: é a cobertura aerofotográfica executada para fins de mapeamento. Mineração no Brasil

Se você conhece alguma solução que não foi citada acima, participe do post e deixe seu comentário abaixo!