Utilização de drones na engenharia civil

Engenharia Civil, Fotogrametria, Mercado Imobiliário

O uso dos drones na engenharia civil

Novos tempos estão chegando para os levantamentos e apresentação de dados. O uso de drones está aumentando em diversos projetos de engenharia, desde a coleta primária dos dados até a modelagem e apresentação. A facilidade oferecida pelo drones, aliada à crescente qualidade dos sensores e dos processos, está chamando a atenção de diversos profissionais e empresas. drones na engenharia civil

O avanço tecnológico fomenta um intenso e crescente uso de recursos modernos em diversas áreas nos dias atuais. Os drones no Brasil, assim como em demais países, estão sendo bastante aplicados na engenharia, pois este mecanismo auxilia, por exemplo, na orientação dos sistemas de comunicação, informação, planejamento e infraestrutura das cidades. Os veículos aéreos não tripulados, os VANT ‘s, são ferramentas que revolucionam a forma de gerir vários processos em múltiplas áreas. 

Agregar facilitadores impactantes a cada projeto, é um dos objetivos da Aero Drone Brasil. O uso do  vant é capaz de dar suporte em todos os processos da engenharia,  desde informações técnicas visuais para melhoria do planejamento inicial, realizado através do processo de aerofotogrametria. Com o mapeamento da área onde será realizada a execução da obra; passando pelo acompanhamento temporal de rotina, onde se tem a possibilidade de avaliação e gerenciamento de cada etapa do projeto;  até sua conclusão, com a emissão de relatórios detalhados e visualização do projeto de forma global.

Com a utilização das informações geradas por este novo facilitador tecnológico (os drones), os gestores passam a ter a possibilidade de trazer o canteiro de obras para o ambiente computacional. Aumentando assim a agilidade e eficiência para as tomadas de decisões. Seja ela no processo inicial do projeto ou durante a execução do mesmo, após a identificação de possíveis necessidades de correções pontuais.

Quais as possibilidades:

No que diz respeito à utilização dos drones na engenharia civil, a Aero Drone Brasil traz mais uma maneira inovadora de utilizar a tecnologia. Imagens feitas por drones em diversos ângulos do canteiro de obras permitem aos clientes que observem melhor o andamento da obra. Tendo assim um acompanhamento do projeto desde a fundação ate a entrega do mesmo.

Com o auxilio dos drones as construtoras podem estudar a evolução de prédios e grandes estruturas de ângulos que, até pouco tempo atrás, eram impraticáveis. Com as imagens aéreas, as empresas conseguem coletar dados estratégicos, abrindo possibilidades para novas alternativas de desenvolvimento e a comercialização dos empreendimentos.

– Dessa forma, é possível planejar melhor cada um dos passos de uma obra, otimizar as avaliações comerciais, saber qual vai ser a vista de cada janela e até fazer uma avaliação topográfica para obras futuras. Conta o engenheiro Osmar Rodrigues, que após um ano e meio de testes e adaptações hoje acompanha cinco empreendimentos em Joinville.

Outro benefício é a redução de custos. O acompanhamento da obra de vários ângulos por meio de drones dispensa o aluguel de aeronaves. Que antes eram contratadas para fazer as imagens aéreas das obras.

Novos tempos estão chegando para os levantamentos e apresentação de dados. O uso de drones está aumentando em diversos projetos de engenharia. Desde a coleta primária dos dados até a modelagem e apresentação. A facilidade oferecida pelo drones, aliada à crescente qualidade dos sensores e dos processos, está chamando a atenção de diversos profissionais e empresas.

drones na engenharia civil, benefícios dos drones para a cosntrução,  drones no mercado imobiliário,  uso de drones por construtoras